É chamado recursos humanos ao conjunto dos empregados ou dos colaboradores de uma organização. Mas o mais freqüente deve chamar-se assim à função que ocupa para adquirir, desenvolver, usar e reter os colaboradores da organização.
O objetivo básico que persegue a função de Recursos Humanos (RH) é alinhar as políticas de RH com a estratégia da organização.
Fonte : Wikipédia.
Entramos na sala do Sr. Diretor certos que receberíamos notícias da expansão de nossa área e que provavelmente teríamos um novo chefe e entraríamos no novo ano cheios de Desafios.
Saimos da sala do Sr. Diretor realmente com alguns desafios. Fomos informados que nossa área tinha acabado pois a empresa entendia que a mesma não tinha a importância que achávamos que tinha e de quebra teríamos que avisar os 150 funcionários que eles teríam que encontrar outra cadeira para trabalhar na mesma empresa e que para isso teriam 60 dias.
Seria um Natal maravilhoso e um ano novo já com o presságio de Desgraçado para todos nós.
Começou a corrida contra o tempo.
Foram quase 7 horas dentro de aviões e depois de terminar meu trabalho de Emissário do Apocalipse fiquei completamente esgotado.
Não deu nem tempo de sentir tristeza pela derrocada da área.
Bem, depois de cientes a segunda fase era negociar com outras áreas da empresa para Alocar a maior quantidade de pessoas possíveis.
As praças que eu geria eram terríveis para postos de trabalho ( Salvador – Belo Horizonte e Brasília )
A Primeira praça que consegui regularizar foi Belo Horizonte , os onze colaboradores foram bem re-alocados e ficaram contentes com o processo.
Nesta equipe existiam pessoas que tinham acabado de ser contratadas e acreditavam no sonho de sucesso na empresa tendo abandonado a empresa anterior.
O tempo estava passando e precisava de ajuda.
Foi aí que finalmente e Graças a Deus recebi o contato da representante do RH que atendia a minha estrutura, Rose era o nome dela, era uma mulher que se parecia com uma Bola Grátis que o DIC distribui aos seus clientes no final de ano.

Ela também acompanhava ao mesmo tempo os processos de Re-alocação nas praças de São Paulo e Rio de Janeiro.
Como nunca fui adepto a este tipo de atitude especialmente se do outro lado havia uma mulher que se parecia com uma garrafa de 7 litros de Coca Gigante, comecei a encontrar dificuldades para tratar com ela.
Meu par do Rio de Janeiro obteve dificuldades para salvar seus funcionários pois lá na praça nem todos tinham o perfil para as vagas disponíveis, então precisou demitir algumas pessoas.
Em São Paulo o caso era interessante. Todos os dias eu recebia anúncios de vagas disponíveis na empresa e todos os dias meu par da praça de SP demitia algum colaborador da área. Eu não entendia esse movimento, mas notava que tal atitude era elogiada pela "Bolota" do RH que mandava email ao nosso gestor e Diretor elogiando a velocidade e profissionalismo que mesmo condizia o processo do passa Facão.
Continuei concentrado em resolver os problemas do meu time e em contato com o RH a ajuda que obtive foi :
_ VAI LOGO QUE O PRAZO ESTÁ ACABANDO.
Agradeci de joelhos pela ajuda e continuei minha Batalha.
Já faltavam 5 dias para o encerramento do Prazo e ainda tinham 10 pessoas sendo que 9 delas dependiam do OK de apenas uma área que tinha sede no Distrito Federal.
Rezava todos os dias para vir logo este OK.
Ficou faltando apenas um mas eu estava mais calmo pois o processo já estava em andamento e era só uma questão burocrática para a Oficialização da transferência.
Faltava um dia para o encerramento do processo. Recebi um email e uma ligação daquela pessoa do RH.
Evidentemente esperava receber um Elogio dela por ter conseguido salvar 98% da minha equipe da Degola contra 65% no RJ e 60% em SP praças com potenciais de postos de trabalho infinitamente superiores às minhas praças.
Quando abri o email, não acreditei.
Recebia dela a ORDEM para desligar o funcionário que estava com processo em andamento.
Eu acabava de receber de uma funcionária ENERGÚMENA da empresa uma ORDEM.
Liguei pra ela na mesma hora e calmamente fiz papel de Retardado e disse que não tinha entendido o email.
Expliquei que o processo estava em andamento e Novamente recebi uma intimada.
Farto de tanta Patifaria de uma bela de uma Puta Gorda, respondi com meu tom de voz alterado :
_Você me pede para demitir uma pessoa que está com processo de alocação em andamento para não estourar o seu prazo em 01 dia ?
Essa é sua meta ? Então estamos com interesses conflitantes e infelizmente eu tenho que te informar.
NÃO DEMITIREI !
Finalizei este processo com 98% de alocação em minha estrutura. Foram 32 pessoas que poderiam seguir suas carreiras tranquilamente.
Este setor que eu achva que estaria preocupado com nossas carreiras foi o primeiro desde o início a me pressionar a demitir as pessoas custe oque custar.
Não recebi nenhuma ajuda, uma palavra de auxílio. Em nenhum momento demonstraram preocupação com as pessoas que acabavam de assinar contrato de trabalho e estavam próximos de serem “ Limados” .
Ao final de um processo de 3 meses chegou a minha vez. Precisava encontrar outra área para trabalhar .
Meu par de São Paulo, aquele que foi fortemente elogiado pelo RH por seus feitos na Alocação das pessoas. ( 60% do Time ) foi JUSTAMENTE promovido.
Eu recebi uma cadeira de cargo inferior para executar tarefas inferiores a de um Estagiário para ter como chefes pessoas que eu não contrataria nem para serem meus Assistentes.
Tinha esquecido que neste processo houve a participação eficiente do RH, eles decidiram a cadeira que eu estava mais preparado para atuar.
Em 11 anos de vida profissional este episódio deu início ao ciclo mais negro que já passei que durou 7 meses mas que carrego as escoriações até hoje.
Portanto , agradeço a essa pessoa do RH pela preocupação com o Material Humano
A você GORDA PELANCUDA AMALDIÇOADA que uma bigorda caia do 16º andar de um prédio e "esmilingue" sua mão direita. Quero que fique bem viva para um dia encontrar com você em outra situação e esmagar sua cabeça com meus pés.
Se precisarem do RH algum dia, comecem a cortar gastos ou os pulsos e acionem o Networking imediatamente.
Setor Maravilhoso.