FANS DO TURCA

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

FELIZ ANIVERSÁRIO SIDNEI.

São mais de vinte anos de experiência no setor Bancário.

Desde setores administrativos da época que a máquina de escrever era o que de mais moderno existia até os dias de hoje com Internet , GPS etc.


Aplicado e com talento nato ao trabalho na área comercial há 10 anos Sidnei se arriscou ao trabalho mais clamoroso e foi para o “ CARPETÃO” , como é conhecido o setor onde ficam os gerentes de Banco.

Bom de papo, engraçado e muito carismático não precisou de muito tempo para ter sucesso na função que realmente só os fortes sobrevivem.

Trabalhar na Linha de frente nas Agências Bancárias é um trabalho extremamente difícil, metas absurdas e pressão por hora para a realização dos objetivos.

Eu costumo dizer que quem trabalha “ e gosta” da rede de agências Bancária é porque nasceu pra isso e os respeito muito.

Sidnei trocou de Banco algumas vezes e em todas as passagens atravessou seus obstáculos e a cada mudança obteve melhorias em sua remuneração e cresceu hierarquicamente.

Em uma das mudanças foi trabalhar em um Banco que nem parecia banco pois implantava uma política com clientes e colaboradores que prometia revolucionar a forma de como se trabalhava nesse meio.

Empolgado com essa oportunidade e certo de mais um sucesso , Sidnei não pensou duas vezes e entrou de cabeça neste desafio.

Infelizmente nos primeiros meses de trabalho, seu coração não agüentou tanta pressão dos tantos anos de batalha e infartou.

Graças a Deus, não sofreu nenhuma seqüela e recuperou-se totalmente .

O problema é que precisou ficar afastado por mais de 60 dias o que prejudicou muito o quadro da agência sobrecarregando seus companheiros de trabalho já que o maravilhoso Banco não contratava novos recursos .

Seu gerente Geral descontente com a situação já começou a tratá-lo diferente após seu retorno.

A empresa passava por um período de ouro, mostrava ao público interno que se importava com o plano de carreira de cada um e lançou um programa de recrutamento interno para formar Gerentes de Agência.

Disponibilizou o programa para toda a rede, Sidnei que já tinha mais de 15 anos de experiência neste segmento se interessou e foi perguntar ao Gerente Geral a opinião dele a respeito do programa.

Seu Gerente era um Coroa que foi crescendo internamente por mais de 25 anos até que virou Gerente Geral, sua cultura era bem atrasada , tratava as pessoas como Gado e só falava com seus subordinados quando realmente necessário.

Cuidava da Agência como Um fazendeiro cuida de um estaleiro e como um cangaceiro cuida das pessoas.

Disse a Sidnei que esses programas do Banco eram uma porcaria, que colocariam um monte de gente despreparada para tocar uma agência.

Dizia que Gerente geral tinha que vir de berço e ser forjado ao longo de muitos e muitos anos de experiência.

O Velho quase vomitou ao falar do Programa que o banco criou com tanto “ Carinho” , programa necessário para renovar o quadro de Gerentes da Empresa e principalmente "REDUZIR OS ALTOS CUSTOS COM SALÁRIOS” que gerentes filhos da puta como esse estavam consumindo mais que sangue sugas consomem o sangue de um cordeiro.

Isso é o que o velho Filho da Puta tinha medo de perder o emprego para um recém formado em alguma faculdade de Moda ou Carpintaria.

Mesmo sabendo que seu Gerente era contra o programa, Sidnei inscreveu-se e ficou no aguardo da chamada.

Através de um email dos responsáveis pelo programa foi informado que não deveria comunicar seu gestor durante o processo.

Desta forma seguiu, até que foi convocado para a primeira de uma série de testes para entrar no programa.

Avisou seu gerente no dia da dinâmica pelo Celular e do outro lado ouviu o telefone mudo e um breve “ Até mais tarde”.

Temeroso com as represárias que poderia receber de seu Gerente , Sidnei mesmo assim resolveu seguir confiante no processo.

Foram mais de 4 etapas, uma seletiva dificílima e conseguiu chegar até o final tendo que fazer uma apresentação aos Diretores do Banco.

Em condições normais, nesta fase o candidado está praticamente aprovado pois os testes mais difíceis já foram superados.

Saiu da apresentação feliz, fez um bom trabalho e recebeu elogios da bancada de Diretores e dos responsáveis pelo RH.

Faltava apenas a confirmação que chegaria em alguns dias.

Ao chegar na agência seu Gestor não fez NENHUMA pergunta , demonstrou total desinteresse ao sonho de seu funcionário.

Duas semanas se passaram e nenhuma resposta, três semanas e nada.

Um mês depois ele entrou em contato com o RH descobriu que não foi aprovado na seleção e ninguém sabia explicar o motivo.

Frustrado e pra baixo continuou sua batalha diária na agência sem falar nada pra ninguém e todos os dias recebia uma PORRADA diferente de seu gerente.

Um belo dia foi questionado por seu gestor sobre o Tal processo que já tinha encerrado há quase 1 mês.


Gerente Filho da Puta : E aí ? Como está aquele processo ?

Sidnei : Fui informado na semana passada que não fui aprovado.

Gerente Filho da Puta : Eu já sabia disso faz tempo.

E foi embora com aquela cara de satisfação.

A alegria de seu chefe com a sua derrota foi arrasadora para Sidnei.

Já tinha se passado cerca de dois meses de todo o tormento.


Era dia 09 de agosto , aniversário de Sidnei.

Recebeu parabéns ao longo de todo o dia de seus amigos e clientes.

Mas seu Gestor demonstrou TOTAL frieza ao evento e durante boa parte do dia não o dirigiu a palavra.

Era próximo das 18:00h e Sidnei já via o movimento de seus amigos de trabalho carregando sacolas com salgadinhos e bolo para a parte interna da agência.


Imaginava que logo eles iriam fazer o tradicional Parabéns a você.

A agência estava vazia , no CARPETÃO apenas 3 pessoas, Sidnei , Eduardo, outro gerente amigo de trabalho e o Gerente Maldito.

Exatamente às 18:00h pela primeira vez no dia seu Gerente Geral o chama para conversar.

Tinha certeza que receberia finalmente os parabéns de seu chefe.

Ao chegar na mesa sem abrir a boca seu chefe saca um papel de dentro de um envelope e entrega a Sidnei .

Sem entender nada Sidnei fica parado olhando pra cara do chefe que diz a ele :

_ Acho que você já sabe...

Mas Sidnei não sabia e responde :

_ Sabe oque ?

Foi quando recebeu a notícia que estava sendo demitido. Exatamente no dia de seu aniversário.

No intervalo de 2 meses tinha se tornado de “ Um dos Melhores profissionais do Brasil para o Pior profissional de uma agenciazinha vagabunda do Banco”.

Como explicar essa situação ? Haveria explicação nessa excelente maneira de tratar os profissionais que querem crescer internamente ?

Sidnei assinou a carta e imediatamente foi arrumar suas coisas, chamou seu amigo Eduardo , contou oque tinha acontecido e pediu que avisasse seus amigos que estavam lá dentro preparando sua festa que ele estava indo embora.

Eduardo já às lágrimas não acreditava no que acontecia e pediu que ele não fosse embora.

Os outros com seus chapeuzinhos e bexigas saíram para fazer a festa e souberam da notícia.

De um festivo fim de tarde, tudo se transformou em um grande velório que era assistido à distância pelo gerente geral.

A equipe jamais perdoou o Gerente Geral por essa atitude e cerca de 2 meses depois através de denúncias de assédio moral e demais coisas dos próprios funcionários o Gerente Imbecil e Filho da Puta foi demitido.

Hoje Sidnei trabalha em outra instituição, leva sua vida numa boa e continua alegrando a todos com seu jeito carismático.

É claro que naquele dia ele ganhou um grande presente de aniversário ao Sair da empresa que trabalhava. Atualmente muitos querem receber esse presente e não conseguem.

Sorte da atual empresa de Sidnei que adquiriu um excelente profissional , comprometido e experiente.

Parabéns a todos os envolvidos nesse excelente processo de Promoção Interna que consegue transformar em um mês um Colaborador de Alto nível em um colaborador descartável.

Fim de Papo

O TURCA.

4 comentários:

  1. S E N S A C I O N A L !!!!!!!!!
    vC REALMENTE SABE COMO HOMENAGEAR UM AMIGO. OBRIGADO E SUCESSO!!!!

    ResponderExcluir
  2. Não chorei, mas sem dúvida me sensibilizei com sua narrativa. Faço votos sinceros de que o JÔ o quanto antes o chame para uma estrevista, seria muito interessante.

    ResponderExcluir
  3. Samir, Sem comentários....eu já reforço o que eu já te disse lá no Banco, você está perdendo tempo na vida. Deveria aproveitar sua criatividade para ganhar dinheiro...Alessandra

    ResponderExcluir

Faça um Comentário e ganhe um sensacional prazer em colaborar com esse Blog.