FANS DO TURCA

quinta-feira, 4 de março de 2010

PORQUE FUMEI MEU DIPLOMA ?

Desde cedo você aprende que precisa ter uma formação para chegar a algum lugar na vida.
Cresci assistindo meus primos mergulhados em livros e trabalhando sempre querendo mais.
É lógico que por essa influência segui o mesmo caminho. Fui um aluno exemplar até os 12 anos.
Quando entrei no Ginásio e Colégio já comecei a fazer parte da turma do fundo.
Eu me diverti muito nessa época, mas sempre tive notas excelentes o que impedia que meus professores me enchessem o saco.
Na Faculdade aprendi como deve ser o “Mundo Maravilhoso” Corporativo. Sem experiências no cenário real, ficava emocionado com as premissas e ensinamentos dos mestres do Marketing, Vendas e Administração.
Os “cases” de sucesso de grandes empresas e estratégias bem adotadas que marcaram para sempre o cenário Corporativo Mundial.

Depois de 2 anos de formado, finalmente tive a oportunidade da minha vida e não demorou muito para começar a ter contato com aquele mundo de Grandes Idéias e Estratégias.


Depois de 6 anos de Intensivo mergulho nos livros de Administração e MKT, depois de ter investido mais de R$ 30.000,00 na minha formação, eu estava frente a frente com Altos executivos deste setor.
No final do meu segundo ano de empresa fiquei à deriva no organograma, Toda a minha área foi embora. Cada um para um canto e eu era o único Elo entre e área comercial e as áreas internas.
Eu tinha grande simpatia da rede e naquele momento um novo diretor tinha acabado de chegar. Chegou com toda a Pompa, trazido à peso de ouro mas estava apavorado pois não conhecia absolutamente nada do ramo de atividade e das pessoas que o rodeavam.
Eu precisei me reportar diretamente a ele por uns 2 meses até que achassem um cara para assumir minha área.
Durante este período tive algumas experiências realmente espantosas.
Era uma sexta feira , já passava das 18:00h. Estava me preparando para ir embora quando me telefone toca.

Era o Sr. Diretor. Sr. José Sarkosnic. Ele era uma pessoa do bem. Extremamente político, prático, gostava de gravatas bem cafonas mas a maior qualidade dele era o fato de ser Judeu.

Este Sr. me aborda no telefone e diz que precisava de um retorno dos gerentes da Rede de Lojas sobre um processo comercial que recentemente havia sido implantado.
Perguntei a ele o que queria obter de retorno.
Ele queria descobrir se o processo de Pagamento estava funcionando perfeitamente se o sistema estava travando ou clientes reclamando.
No Domingo havia a possibilidade de divulgar esse serviço na televisão através de tradicional programa de Auditório e não queria se arriscar a divulgar algo que não funcionava na rede.
Imediatamente entendi a necessidade, coloquei a ele que naquele horário seria difícil encontrar os gerentes na loja, mas que faria o possível.
Fiquei até as 20:00h para pegar uma amostragem significativa para essas pesquisa.



Cheguei a ligar para Celular de Gerentes do Piauí e Maranhão.

As respostas eram massacrantes :

_ Não divulgue esse serviço não está funcionando.

_ Não façam isso o sistema trava e a fila fica kilométrica

_ Divulgar esse serviço agora irá iniciar a terceira guerra mundial.

Após receber respostas “BEM” favoráveis com relação ao serviço,fiz uma tabulação com minha recomendação e enviei a ele.
Liguei para confirmar o recebimento e fui para casa com a sensação deliciosa de ter colaborado com o sucesso da empresa.
No Domingo, estava eu deitado no sofá, cansado quando ouço a voz maravilhosa do Apresentador na TV.


_ E ATENÇÂO MEU, Ô LÔCO .

OLHA A NOVIDADE DA EMPRESA DO JOSÉ Sarkosnic.

AGORA VOCÊ PODE FAZER SEUS PAGAMENTOS TRANQUILAMENTE NAS LOJAS DO JOSÉ !

_ ÉEEEEE MEU. SÓ NAS LOJAS DO JOSÉ VOCÊ TEM ESSA FACILIDADE.

VÁ AGORA MESMO E NÃO PERCA ESSA EXCELENTE OPORTUNIDADE.

Na segunda feira, os gerentes que falei na sexta me ligaram para mandar-me pra Puta que pariu.
Perguntando-me porque os abordei após as 18:00h da sexta feira se eu tinha “ CAGADO” para o que falaram pra mim.
Já estavam atendendo um monte de Filhos da Puta e nada funcionava.
Aquela segunda feira foi um excelente dia de trabalho. Meu Diretor NUNCA comentou sobre o assunto.
Um mês se passou e fui chamado na mesa do Sr. Diretor. É ! O mesmo Diretor.

O Desafio agora ?

Criar Quiosques de venda de um produto dentro da Loja que vendia outro produto.
Para exemplificar era mais ou menos como abrir um quiosque de vendas de Pirulitos da marca A dentro de uma Fábrica de Pirulitos da marca B.
Se comprasse 01 pirulito no quiosque, pagaria R$1,00 . Mas se comprasse 1000 pirulitos na fábrica pagaria R$ 1,50.
Quando ouvi a idéia pela primeira vez, já senti um gosto de sangue na garganta.
Eu teria que viabilizar 10 quiosques sem orçamento, sem Pessoas e treinamento . Teríamos 3 meses para testar se o projeto era viável para uma futura expansão.
Essa idéia maravilhosa veio do Presidente da empresa e eu já imaginava a pressão que o Diretor estava segurando e até onde ele iria com isso.

Nas condições propostas conseguimos levantar 10 “ Barracos” que chamamos de quiosques e contratamos 10 telefonistas “ Perfil excelente” para vendas.


Não tínhamos sistema, telefone, fax. Era uma verdadeira BOSTA !
Não se vendia UM pirulito. Os poucos que compravam NÃO PAGAVAM.
No fim dos 3 meses de desespero estava eu na mesa do Diretor com dados sobre o Piloto.
Ao meu Lado Eduardo Mastrangelo, um dos únicos Superintendentes que sobraram na empresa após a re-estruturação . Estava desesperado para mostrar serviço, mas era um cara do Bem.
José pediu que eu mostrasse os resultados do Piloto e fui direto no assunto.
- 10 quisques

- Nenhum deu resultado Positivo

- Todos deram prejuízo

- Na Projeção de 12 meses NENHUM dará retorno

- Contratações Ruins

- Remuneração Ruim

- Treinamento Péssimo

O Piloto não mostrou sucesso.


O Diretor juntou suas mãos , inclinou-se na cadeira e refletiu por 15 segundos.
Voltou à cadeira na posição normal e disparou:
 
_ Mastrangelo, vamos expandir o projeto para mais 10 quiosques.

_ Estão dispensados.

Quando sentei em minha mesa, consegui claramente visualizar meus Diplomas abertos no chão onde eu colocava erva da boa em uma das laterais e depois enrolava com cuidado.
Dava uma lambida na extremidade e com calma e cuidado acendia aquele Cachimbo e fumava meu diploma até o talo.

Uma semana depois arrumei uma transferência de área. Estava EMBURRECENDO a cada dia.

No ano de 2008 o Projeto quiosque foi descontinuado, investimento de mais de 200 mil e carreira de aproximadamente 30 pessoas jogados no lixo.

Parabéns a todos os envolvidos.

Fim de Papo.

O TURCA.

Um comentário:

  1. Que empresa era essa????? Kkkk aaahh já sei ,aquela empresa que o colaborador não vale NADA nem o cafezinho que ele bebe. Aquela empresa que faz você refletir que tudo que você fez foi em vão. É fodah uma sensação horrível dee incapacidade.

    ResponderExcluir

Faça um Comentário e ganhe um sensacional prazer em colaborar com esse Blog.