FANS DO TURCA

quarta-feira, 17 de março de 2010

BASTIDORES DE UMA AVALIAÇÃO DE PERFORMANCE.

Em um mundo cada vez mais competitivo, fica difícil analisar qual o melhor profissional entre tantos de alta performance.



Qual devemos dar um mérito ?

Quem deve ser promovido ou demitido?


As empresas fazem de tudo para evitar demissões porque isso causa uma sequencia de episódios desastrosos.


1 – Você ficará com um a menos na equipe por no mínimo 2 meses;


2 – Aquele que chegar vai demorar mais 1 mês para entender oque deve fazer;


3 – Você terá que ajoelhar nos pés do seu chefe para explicar porque contratou alguém que depois não performou ( A culpa é sempre do gestor);


4 – Saberá por antecipação que aquele energúmeno que demitiu entrará com um processo contra a empresa no dia seguinte e essa grana debitará do orçamento de sua área e logo seu Bônus vai pra Puta que Pariu.


Enfim, um gerente hoje é capaz de arrancar um olho para não demitir um funcionário.


Mas do outro lado a situação também não é fácil .


Você pode ter um excelente profissional trabalhando com você . Uma pessoa do bem que mereça uma promoção ou aumento.


Mas merecer não é poder.


Para evitar a concorrência Interna de recursos os Departamentos de RH das empresas criaram regras para movimentações que não beneficiam ninguém pois o funcionário não encontra vantagem financeira em mudar de área, fica descontente, cai seu rendimento e a empresa também não quer demiti-lo.


Resultado. Você cria uma empresa com um bando de Desmotivados e gente que efetivamente está CAGANDO pra você.


Pensando em solucionar ou apaziguar esse Câncer as empresas instituíram os chamados períodos de AVALIAÇÃO DE PERFORMANCE.


É aquele momento que “ na cabeça deles” os Melhores serão beneficiados com regalias financeiras ou até mesmo com promoções.


Todo semestre a regra muda e nunca se sabe exatamente o que acontece no momento de se decidir quem é bom o suficiente para ser eleito como um profissional Diferente dos outros.




Na TEORIA o processo é muitíssimo simples :


1 – Todos os gestores se reúnem em uma sala;


2 – Cada um deles deverá defender um de seus colaboradores para ser o diferenciado;


3 – Civilizadamente e com embasamento calcado na produção de cada um . Este comitê define em conjunto os nomes que por mérito receberão as honras;


4 – Posteriormente uma reunião individual entre os gestores e seus colaboradores, sela o processo através de Feeb Back que leva em conta as questões profissionais visando a melhoria contínua de todos os envolvidos;


5 – Funcionários motivados e cientes da governança da Companhia renovam as energias para mais um semestre de entregas e realizações.


Na PRÁTICA é um pouquinho diferente :

1 – Todos os gerentes se reúnem em uma sala;


2 – Cada um deles deverá defender um de seus colaboradores para ser diferenciado;


“ Para isso há necessidade de destruir o colaborador do outro”


3 – Civilizadamente os gerentes já recolhem os melhores conceitos para eles próprios ficando a menor parte para distribuição dos energúmenos em geral.


4 – Ao chegar nesse ponto, começa o Mercado de Peixe, todos ao mesmo tempo defendem os seus e destroem os dos outros baseados em fatos de cunho pessoal.


5 – Aqueles que tiverem os crachás mais pesados são os que definirão o destino dos colaboradores.


6 – Processo encerrado os gerentes aplicam os feedbacks.


7 – Nenhum funcionário ficará satisfeito com o resultado final. Irá duvidar da legitimidade da avaliação e Desmotivado voltará para sua rotina.


Momentos iluminados de Reuniões para AVALIAÇÃO de performance :


O QUARTETO FANTÁSTICO




O limite de avaliações Positivas de uma área era de 20% dos Colaboradores.

Eu trabalhava em um estrutura com mais de 100 colaboradores. Na reunião para a definição dos melhores do semestre, eu ingenuamente levei meus 20%.


Descobri logo no início da reunião que TODOS os gestores no topo da Hierarquia já abocanhavam os melhores Conceitos para ELES PRÓPRIOS. Procedimento que batizei como Palácio do Planalto.


Dos 20% que eu poderia levar , sobraram apenas 10%.


Na segunda etapa da reunião o Diretor concordou em aplicar conceito diferenciado para TODA uma equipe de Projetos que estava desenhando um processo comercial que até o momento estava explodindo o orçamento e não trazia UM REAL de lucro.
Aliás, trazia PREJUÍZO.


Os 4 Colaboradores desta área receberam o melhor conceito.


Dos 10% que me sobraram eu já estava com 6%.


De 33 colaboradores que se reportavam a mim , 22 superaram suas metas e apenas 2 foram diferenciados.


Precisei utilizar técnicas de Hipnose para explicar aos Outros porque não foram bem avaliados.


Utilizei uma frase de impacto e disse que trabalhávamos com o conceito de “ Meritocracia Inquestionável”


A área em que trabalhava o Quarteto Fantástico foi descontinuada após 3 anos...






... Sem dar R$ 1,00 de resultado durante este período.


REGINALDA


Mas de 50 gerentes em uma Sala, cada um defendendo com unhas e dentes seus funcionários. Uma verdadeira Batalha.


Gerentes de todas as naturezas. Desde o Diplomata até o Mestre de Obras da CDHU


Mais de 5 horas de reunião e quando estávamos prontos a terminar, um impasse.


O Sr. Gerente de uma unidade de vendas da região de PIRAPORINHA resolveu que TODOS seus funcionários deveriam ser Diferenciados e ganhar mais que os outros.


Era um período de crise. As lojas estavam sem clientes e a Loja dele foi uma das únicas que bateu a meta .


Nós que já éramos ratos da área comercial, sabíamos como eles tinham feito tal proeza, mas a nossa Chefe Filha da Puta e Despreparada realmente acreditava nos resultados das lojas no Papai Noel e no Coelho da Páscoa.


Defendeu com unhas e dentes a equipe do Energúmeno do Gerente.


Um amigo nosso, um gerente mais Sênior Alertou o Gerente Impertinente que tinha sido ELE a contratar aquela equipe maravilhosa e que atestava que não se tratavam de funcionários diferenciados dos demais.


Chegou a expressar que a funcionária REGINALDA inclusive não tinha nem perfil.


É lógico que TODOS nós rimos deste lindo nome.


Nossa chefe mandou Renô calar a boca que a equipe inteira do FDP merecia ser diferenciada pois bateram a meta.


Calamos a boca e fomos embora.


Dois meses se passou e uma Consultoria foi nos apresentar resultado de um trabalho de Cliente OCULTO nas Lojas para avaliar o Atendimento.


Quase no final da apresentação nos informaram onde foi detectado o Pior atendimento de SP.


Atendimento inclusive avaliado como Risco de Fraude do Funcionário.


Tratava-se da Filial PIRAPORINHA , atendimento realizada pela Operadora de Vendas REGINALDA.


Pedimos para voltar o Slide 2 vezes. A Palestrante não entendia nada.


Nossa chefe e o Gerente FDP da Filial estavam mais vermelhos que o DEMÔNIO.


No mês seguinte TODOS os funcionários Diferenciados desta Loja foram demitidos por Fraude.


Parabéns Dna . Friskes.


CARREGADOR DE CAIXA




Mais uma reunião foi marcada para decidir o futuro dos energúmenos. E nessa um fato curioso e anormal chamou atenção.


Abre-se um momento na agenda para que o nome de cada membro das equipes fossem discutidos entre os presentes.


Neste período todos os funcionários de uma superintendência precisaram realizar uma mudança de prédio por questões logísticas.


No dia da mudança para a nova casa, uma loucura. Máquinas que não funcionavam, ramais sem linha, bagunça pra caralho....


Caixas e mais caixas de papelão espalhadas pelo andar e uma desorganização dos infernos.


Calmamente um dos profissionais arrumava suas coisas e procurava se manter equilibrado para não se enervar com o barulho e o cacarejar de diversas Galinhas da Angola que pareciam estar tendo um orgasmo no andar .


Em meio a essa loucura, uma das gestoras mais velhas deste mundo se vê rodeada de caixas da Graneiro e com toda sua conhecida internacionalmente arrogância olha para a cara de uns funcionários e manda que um deles organize as caixas .


Obviamente a mesma estava os confundindo com os estivadores do Porto de Santos que são exímios carregadores de caixas e containeres.


Com absoluto ASCO pela velha mulher um dos rapazes desprezou a ordem e sem falar uma palavra voltou a fazer suas atividades.


Dois meses se passaram e na fatídica reunião de avaliação após uma das gestoras falar das maravilhosas entregas de seu funcionário a Velha Meketrefe diz em alto e bom som que não vê no mesmo Senioridade e Postura uma vez que a pouco negou-se a realizar um simples ato de filantropia auxiliando seus amigos na organização da mudança dos mesmos.


Imediatamente aquele profissional com mais de 5 anos de empresa tornou-se um Escroto na presença de seus Superintendentes e Alguns Gerentes que nem o conheciam.




Portanto, no dia a dia, carregue de tudo que puder, comporte-se como um escravo ou serviçal doméstico . Não se preocupe com suas metas, elas não valem nada quando o objetivo é DESTRUIR sua imagem.


PILOTO DA PARIS DAKAR




É comum nas reuniões de avaliação deixarem uma cadeira para representantes do RH.


O problema é que quem vem representar essa área maravilhosa é algum imbecil que o cachá não abre a porta nem do almoxarifado.

Nesta ocasião deixaram uma garota que não tinha completado nem o ensino Superior participar da Batalha Campal.


A mesma sentindo-se inflada por estar ao lado de Magnânimos Superintendentes , ACHOU que sua opinião tivesse algum valor.


O Couro estava comendo , todos os superintendentes defendendo o futuro de seus Gerentes , utilizavam defesas quase que inquestionáveis, calcados sempre nas entregas e dados numerológicos. Alguns traziam até gráficos para provar que seu comandado era diferente de outros do time.


Já ao final do processo um dos superintendentes defendia a meritocracia a um de seus gerentes que provou que ele tinha realizado entregas significativas naquele semestre.


Há vertentes no mundo corporativo que defendem que se você está em alguma reunião, não interessando o nível, você deve sempre se posicionar a respeito de algum tema, pois senão você é tido como fraco ou sem opinião.


É comum ouvirmos nas reuniões comentários redundantes, prolixos, incoerentes e até mesmo alguns que apontam indícios de demência em seus interlocutores.


Neste dia, quando a Diretora já tinha batido o martelo e aceitado o Conceito positivo do Gerente em questão, a Imbecil da garotinha do RH resolveu realizar uma ressalva.


Todos os Superintendentes presentes para fazer média com o RH deixaram ela prosseguir e ela realmente acreditou que era importante e foi disparando :


Imbecil do RH : Olha eu concordo que esse gerente tenha entregue uma quantidade significativa de projetos neste período.


Porém, houve uma reunião externa que ao sair do Estacionamento com sua Caminhonete ele Cantou os pneus e eu acredito que isso não é postura de um Sênior.


Estupefatos com sensacional comentário, os Superintendentes abaixaram a cabeça e aguardaram o Posicionamento da Diretora que depois de respirar bem fundo disse:


Diretora : Confirme o conceito de diferenciado para este gerente. Obrigada.


A Reunião foi encerrada e NUNCA mais tivemos notícias da Garotinha do RHFim de Papo.


Fim de papo.

O TURCA

2 comentários:

  1. Muito obrigado por me fazer relembrar momentos que custaram tanto tempo para eu esquecer.

    Nenhuma dessas lojas permanecem abertas. Deus sabe o que foi enterrado por lá...

    REGINALDA!!! hahahahahaha

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  2. Merditocracia muito questionável!

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