FANS DO TURCA

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

AÇÕES PROMOCIONAIS DO MUNDO BIZARRO.

As grandes corporações gastam fortunas para entender o comportamento do seu cliente para aumentarem o relacionamento com eles visando crescimento de vendas e produtividade.

São inúmeras as ações de Comunicações e MKT que as áreas criam tentando chegar neste objetivo.

Marketeiros são contratados a peso de ouro, estrategistas são tratados como Reis e passam o dia inteiro desenhando mirabolantes formas de encantar seus clientes.

Abaixo alguns exemplos da vida REAL de grande empresa deste mundão que marcaram minha vida e fizeram que eu desejasse ter investido o dinheiro da minha Graduação e Pós Graduação em Cachaça e Prostitutas da Vila Mimosa.

MARKETING DE MASSA

Fazia mais de 10 anos que a empresa investia mais de 500 mil reais por mês para patrocinar um quadro no Popular Programa Domingão do Faustão.
A idéia era manter ou aumentar o chamado SHARE OF MIND ou Lembrança da Marca.
O Apresentador Obeso deveria falar bem sobre a marca e colocá-la como a maior e melhor empresa do segmento que operava.
O Problema é que há anos ele não respeitava os textos e falava oque bem queria, deixava os Marketeiros Loucos de raiva , mas eles não largavam o osso e no domingo seguinte lá estavam de novo patrocinando aquele quadro escrotal naquele programa do mesmo nível.
Realmente a lembrança da marca era avassaladora , 90% dos clientes associavam a marca ao produto, mas 90% deles compravam em outro lugar .
Resumindo, a empresa tinha uma marca poderosa mas os produtos eram uma BOSTA.
A Superintendente de Marketing se apegava às pesquisas de Marca e esquecia que a empresa tinha que vender também.


A Área de vendas não se conformava com o desperdício de dinheiro na mídia errada com a mensagem errada, enquanto as áreas de produtos não desenvolviam nada de novo há séculos.

O Golpe de misericórdia se deu em uma Convenção com a área comercial. Eram mais de 1000 profissionais de vendas desesperados com as quedas nos negócios que se arrastava há 2 anos, estavam tomando muita porrada do Presidente desde as primeiras horas do dia.

Após o almoço sobe ao Palco a Pomposa Superintendente de Marketing com sua equipe de Ouro e lá ela iria mostrar as maravilhas realizadas no último semestre e as “ Novidades” para o segundo semestre.

A equipe literalmente vomitou para o trabalho do primeiro semestre mas mostrava-se esperançosa com as novidades que deveriam vir.

A primeira novidade foi o anúncio da permanência do Patrocínio ao Programa do Faustão. Não teve jeito, as vaias começaram a ser ouvidas

Desesperada com a situação na frente do Presidente a Superintendente solta a frase que nunca mais sairá da mente daqueles homens e mulheres presentes no Salão.

_ Gente, ta muito legal anunciar no Faustão. E agora vocês perceberam que ele já está falando direitinho ?

Um gerente comercial grita no Salão :

_Agora ? Depois de 10 anos ?

A Platéia foi um riso só e misteriosamente esta Mulher não apareceu mais nas Convenções seguintes.

Saiu da área e pediu demissão meses depois.

Ah !!! A empresa também não existe mais. Foi fechada .

Não sei porque .

AÇÔES DE RECOMPENSAS

É muito comum nos dias de hoje as ações de recompensas.

Use meu produto que eu recompenso você com prêmios e benefícios maravilhosos.

Uma grande empresa resolveu investir uma fortuna para montar em um Shopping Center de SP uma Rampa inflável de Esqui, isso mesmo, Esqui , tinha gelo na pista.

Estávamos no verão, 25º na sombra.

Uma manutenção desgraçada e para “brincarem” nesta maravilhosa rampa os clientes deveriam gastar mais de R$ 100,00 no cartão de crédito.

Resultado, o gelo derretia e inundava o chão do Shopping, os únicos que desceram daquela rampa foram os Executivos que participaram da criação dessa ação, inclusive a Diretora.

Não contaram com a variável “ VERGONHA” dos clientes que em sua maioria tinha idade acima dos 35 casados e com filhos e que talvez não quisesem sair de lá encharcados.

Outra ação Gloriosa de Recompensa foi a criação de um programa de pontos em que o cliente que gastasse alguns Reais em compras no cartão poderia ganhar presentes estupendos.

Eram presentes sensacionais e para cada um deles havia um valor mínimo de consumo para a troca. Essa ação foi um sucesso Total.

Abaixo as opções de presentes com sua respectiva pontuação.

Toalha de Mesa = R$ 600,00 em compras

Cinzeiro de acrílico = R$ 800,00 em compras

Porta Tranqueiras = R$ 1800,00

Garrafa de Plástico = R$ 2.000,00

Pratos para crianças comerem papinha = R$ 3.500,00

Mas o mais solicitado presente, aquele que virou case internacional de Marketing foi o sensacional Cofre Porquinho de Poliestireno, mas conhecido como Plástico.

Para levarem para casa este presente o cliente deveria gastar acima de R$ 4.000,00 em seu cartão.

Levando em conta que a base de clientes tinha renda média de R$ 350,00 e costumava ter um gasto médio/mês na casa dos R$ 52,00.

Para ganhar este porco o Energúmeno levaria aproximadamente 7 anos. Mas era uma espera valiosa pois o Porquinho tinha Olhinho, rabicó e quando estivesse cheio , para resgatar o dinheiro seria necessário a utilização de um maçarico tal a resistência do maldito Plástico.

A venda deste cartão foi descontinuada recentemente.

Ainda na linha das Recompensas, já que presentes não deram certo, era melhor partir para ações de desconto em produtos e serviços especiais a clientes que simplesmente tiverem nossos produtos.

Não vamos sangrar nosso querido cliente , gostamos deles e queremos vê-los felizes.
Foi disponibilizada uma Página na Internet com mais de 100 ofertas de 100 parceiros famosos no mercado com ofertas realmente de Garbo e Elegância.

Desta vez acertamos a mão. E para comemorarmos enviamos um email para todos nossos clientes do coração informando essa sensacional novidade.

No dia seguinte começamos a receber respostas deste email. Estávamos ansiosos para saber a opinião de nossos clientes. Eram mais de 50 respostas.

A equipe inteira na frente do computador para ver a primeira delas.
Abrimos a mensagem de nossa cliente Arminda Cruz de Almeida e em apenas uma frase curta ela deseja a todos nós a seguinte poesia :

"Vão pra casa do Caralho, bando de Filhos da Puta."

Sem falar uma só palavra voltamos às nossas mesas e aos nossos afazeres aprazíveis do dia a dia.

AÇÕES DE MARKETING PARA VELHOS

Em meio à crise, finalmente descobrimos que a salvação eram os produtos para a classe Sênior, popularmente chamados de Velhos.
Era todo tipo de produto.

Essa classe só tem 3 preocupações na vida.

1 – Pagar os remédios
2 – Juntar dinheiro para o Funeral
3 – Pagar o Empréstimo no Banco

O Risco de perda é muito pequeno, mas o mercado estava bombando e todos os concorrentes já tinham fatia no mercado superior à nossa.

Tínhamos que encontrar formas para conquistar estes velhos.
Algumas ações maravilhosas foram criadas para chegar a esse objetivo.

Lembro-me bem de dois deles.

- Ação Bom dia Velhinho
Nós tínhamos que acordar às cinco da manhã. Chegar à loja , fazer café , comprar bolachas molinhas “ Os velhos não tem dente” e em uma bandeja levar nas filas dos Bancos que pagavam Aposentadoria .

Um frio do Caralho e eu de Terno e Gravata servindo café pra velharia na rua.
Enquanto chuchavam a bolacha pra dentro da boca eu vendia os produtos maravilhosos da empresa.

Isso se deu por dois meses até que uma revolta entre os gerentes e o superintendente acabou com essa Patifaria.
Mas vamos dar os créditos ao criador deste excelente idéia que desta vez não foi de um Marketeiro e sim se um gerente de Loja da Região da Av. Paulista.

O que me deixa realmente desesperado é que essa deu certo. Aumentamos significativamente a quantidade de Velhos em nossas lojas.

Outra ação de Ouro para o Público que já está mais pra lá que pra cá, foi o “ Dia do Velhinho”

Uma fila que chegava no final do quarteirão abrigava um monte de Vovô e Vovó que esperavam para Tirar a Pressão de graça na Loja.

Isso mesmo, foi montada uma mesinha no canto da Loja com um funcionário vestido de Branco e um Medidor de Pressão do Tio dele.

Para receberem este benefício o velhinho apresentava um documento, enquanto estava sentado, já fazíamos uma consulta e vendíamos o produto na hora.

Essa ação foi um Sucesso total.

No dia seguinte ainda tinha gente que vinha de outro Bairro tirar a pressão. Vendia os produtos e depois mandava o velho pra farmácia mais próxima.

Uma última ação de respeito com os Velhinhos foi o Patrocínio a um Baile da Saudade para alguns clientes Vips da região do ABC Paulista.

Sob o Comando do então vivo Francisco Petrônio os vovôs sacudiram o esqueleto ao som de Nelson Gonçalves, Agnaldo Timóteo, Dalva de Oliveira dentre outros.

Tinha Velhinha fantasiada de Cowgirl e de Xuxa. Um emocionante Show de Horrores que aumentou o consumo dos produtos por parte daquele grupo de Senhores e Senhoras que pagou o evento e ainda trouxe resultado para as lojas.

AÇÕES NO PONTO DE VENDA

Deixei esse case por último pois o mesmo neste momento concorre à mais BIZARRA ação de Marketing do Mundo em convenção que ocorre na Itália.

Era um período de trevas, tínhamos uma meta terrível para emprestar dinheiro a todo custo.
Não tinha mais clientes circulando nas lojas , produto obsoleto e equipe desmotivada.

Ninguém recebia mais prêmios e as primeiras demissões começaram a acontecer.

As ações de Marketing seguiam a linha das apresentadas acima.
Não havia mais esperança. Era só chegar na Loja e esperar pelo Pior.

Em um belo dia, começo a receber de meus pares emails me perguntando se eu já tinha comprado os ingredientes , se eu tinha gostado da receita ou se tinha aberto a padaria.

Eu não estava entendendo nada e desconsiderei as brincadeiras e continuei sentado em minha cadeira olhando para a loja vazia pensando se eu deveria abandonar o barco antes que afundasse.

Depois do almoço recebo um rapaz de uma transportadora pedindo que assinasse uma entrega.
Não sabia de nenhuma entrega, não tinha encomendado nada e o rapaz me disse que era uma entrega da Matriz da Empresa.

Pedi que trouxessem o material. Eram caixas e mais caixas de papelão com alguma coisa que eu não sabia o que era.

Recebi o material esperançoso que fosse Material de alguma ação promocional que viesse para auxiliar nas vendas de Empréstimo.

Abri a primeira caixa e encontrei MILHARES de folhetos pequenos . Em cada caixa deveria ter uns 5 mim folhetos. Eu recebi umas 10 caixas.

Já pude perceber a excelência do trabalho da Logística.

Quando peguei o folheto na mão, senti meus dedos secarem e virarem pó.

Era um folheto com uma oferta de SEGUROS, MILHARES e MILHARES de folhetos com oferta de Seguros.

EU NÃO TINHA META DE SEGUROS, NINGUÉM VENDIA SEGUROS.

Aliás, seguro JAMAIS é vendido. Seguro é ENTUBADO.

Nós não temos a cultura de comprar seguro.

Meus olhos encheram de sangue na hora, mas eu não imaginava que para pior não tem limites.

No verso deste folheto uma receita COMPLETA para o preparo do Delicioso ROCAMBOLE DE MARACUJÁ.

Eu não acreditava no que estava vendo.
Peguei outro folheto e a mesma coisa.

Eu tive vontade de enfiar o Pão de Ló no Brioco do Cidadão que inventou esse troço.
O Recheio eu enfiaria dentro dos olhos do mesmo, socando Marshmallow pra dentro da boca e Jogando caldo escaldante nos pêlos pubianos de Toda a equipe que criou esse Material Desgraçado.

Se eu ainda tinha alguma dúvida em sair de lá, naquele momento tomei a decisão, eu fechava os olhos e via meus Certificados Universitários sendo Incendiados.

Naquela semana não vendemos UM seguro, mas as padarias e supermercados ficaram abarrotados de gente querendo comprar ingredientes para uma delícia de novidade que era divulgada através de folheto pela região.

Se Philip Kotler soubesse de ações como essa ele iria se suicidar com sucessivos golpes de garfo na face.

Parabéns a todos os envolvidos.

Fim de Papo.

O Turca.

Um comentário:

  1. Meu Deus!!! Estou com meus olhos lacrimejando!!! Finalmente eu entendi do que se trata a famosa estratégia Rocambole de Maracujá tão comentada tempos atrás... Parabéns a esta brilhante empresa! "Quem disse que não dá???..."

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