FANS DO TURCA

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

A VERDADEIRA HISTÓRIA DE "BOCA DE MATILDES".


"No popular, todos tentamos, na medida do possível, evitar que nossos nomes caiam “em boca de Matilde”. Sabe Deus porque escolheram justamente o nome Matilde para simbolizar as fofoqueiras. Coitadas das matildes que vivem neste mundo, que injustiça! Mas o certo é que, “cair em boca de matilde”, desde os tempos dos nossos tataravós é sinônimo de estar literalmente na boca do povo. Um lugar nada confortável de se estar, vale ressaltar."





Estávamos eu, meu par que cuidava da praça de São Paulo e meu outro par responsável pela região do Rio de Janeiro.



Em um quarto de hotel na cidade de Salvador às 2 horas da manhã terminando uma apresentação para a manhã do dia seguinte na qual teríamos um comitê que justificasse uma viagem àquela cidade.



Não agüentávamos mais de sono e cansaço quando fiz uma piada sobre meu par do RJ que estava na janela tomando ar.


Sem entender o que estávamos falando e pegando a conversa pela metade, soltou uma frase que nunca mais esquecerei na vida:


_ Mas o que meu nome está fazendo em “ BOCA DE MATILDES” ?


Eu nunca tinha escutado essa expressão, comecei a rir às 02:15h e terminei às 02:47h.
Em São Paulo o termo que se usa é Fofoqueira, Boca pequena, Boca Maldita, dentre outros.


BOCA DE MATILDES é uma expressão bem antiga originada e muito empregada no RJ.


Resumindo, quem está com o nome na Boca de Matildes está literalmente FUDIDO.


Eu me lembro de quando era criança que meu pai passava meses sem falar com minhas tias. Achava uma merda isso, era uma ciumeira desgraçada.
Ele dizia que não tinha medo de arma de fogo mas se arrepiava todo com a Língua de sua irmã.


Já se passava um bom tempo depois do episódio de Salvador. Estava em outra área.
Era uma área Operacional com um pequeno pedaço Comercial do qual eu fazia parte.


Nosso Projeto estava em Piloto e foi bem sucedido.


Contudo por questões “ na época” OBSCURAS nosso Projeto estacionou até segunda ordem.
Nessa área havia uma equipe grande de jovens ainda em início de carreira.


Mais mulheres que homens e era uma Merda administrar esse povo todo. Mangabeira, um grande amigo meu geria esse time maravilhoso.
Nessa equipe tinha de todo tipo de profissional, nunca vi um time tão eclético.


Uma das pessoas de confiança era uma garota chamada Lucrécia que não tinha filtro para nada. Falava o que vinha na telha, gostava muito de atender as ligações quando seu chefe não estava, especialmente de Manhã.


_ AlÔ, eu queria falar com o Mangabeira.
Lucrécia : Olha ele ainda não chegou. “ Já se passava das 10:30h”


Muitas das vezes a ligação era do nosso Chefe.


Nos almoços era uma festa. Nosso chefe era Sacana e já focava na Garota para descobrir as verdades do departamento.


Através de perguntinhas quase de inocentes, Lucrécia caia direitinho e falava tudo que acontecia de “ CAGADAS” que o chefe não precisava saber.


Mangabeira tinha que ficar mais de 1 mês ouvido as comidas de rabo do chefe .


Esse Episódio ocorreu diversas vezes. Mangabeira levou diversas Entubadas.


Eu já conhecia nosso chefe a mais tempo e sabia em que condições ele seria chato ou camarada.


Em um determinado mês estavam de férias Mangabeira e nosso chefe juntos.


Neste período eu chego pra trabalhar e descubro que a empresa que trabalhávamos foi vendida.
Aliás, descobri pela imprensa, assim como todo o time de Mangabeira.


Como a área já estava abrindo o Bico, estávamos todos apreensivos com nosso futuro já antes da venda. Na hora do anúncio então, a equipe ficou desesperada.


Sem o gestor por perto , começaram a me enervar querendo que eu falasse com eles sobre o episódio. Sobre o que seria da área e deles próprios.


Eu relutei no início pois não era o gestor deles e não queria interferir no trabalho do meu parceiro.


Mas eles estavam me enchendo o saco.


Juntei o time todo e abri meu discurso da seguinte forma :


_ Pessoal, este é um papo MEU com VOCÊS. OK ?


Eles responderam : OK.


Em outras palavras : Ô Cambada, não é pra abrirem a boca pro meu chefe que tivemos essa conversa.
Certo que eles tinham entendido o recado, toquei a reunião fazendo com que eles mesmos chegassem à conclusão do que poderia acontecer e algumas hipóteses surgiram:


1 – A área ficaria em Stand By por período indeterminado


2 – A estrutura comercial seria descontinuada e seus colaboradores Re-alocados

3 – A estrutura atual seria reduzida a 3 ou quatro funcionários



4 – Demais funcionários seriam re-alocados



5 – Se não conseguissem outra cadeira, seriam demitidos.


Cientes do cenário moderado do futuro, todos começaram a raciocinar sobre oque queriam de suas carreiras.




Encerrei a reunião com a seguinte frase :



_ Pessoal, este é um papo MEU com VOCÊS. OK ?


Eles responderam : OK.



Passados 20 dias , Mangabeira e nosso chefe voltaram de férias e reuniram a equipe de Mangabeira para falarem sobre a venda da empresa e o futuro da área.




Neste episódio eu estava de férias.




Equipe reunida e começa o discurso para acalmar os ânimos. Nosso chefe fez oque tinha que fazer em momentos como esse de tensão.
Emplacou discurso apaziguador e calmo para explicar o futuro de todos ali. Mesmo que soubesse o real desfexo, e não sabia, mas tomou a atitude correta.




Ao final do discurso ele perguntou se estavam todos a vontade.




98% da equipe balançou a cabeça positivamente, mas no fundo da sala um bracinho fofo estava levantado.




Era Lucrecia pedindo a palavra.


Oque foi Lucrecia ?



_ Então quer dizer que ninguém aqui será demitido ?



Nosso chefe achando graça respondeu:



_ Mas é claro que não. Quem falou isso ?



Lucrecia : É que o Turca esteve aqui e falou que iria acabar tudo e que não tinha mais salvação pra nós, estaríamos todos na rua.



 Com sangue nos olhos nosso chefe disse que eu tinha falado um monte de besteira e que eles deveriam acreditar somente nas comunicações dos Chefes deles.

 
Até hoje, depois de 2 anos ainda tenho que agüentar ele me enchendo o saco por causa deste episódio. Mesmo que não seja mais meu Chefe há mais de 1 ano.




Evidente que desejei que essa garota tivesse um futuro muito gostoso na empresa e para comemorar esse sentimento lembrei-me da velha expressão Popular carioca e ali essa garota recebeu o Selo oficial da verdadeira:




A expressão pegou e cada pessoa da empresa que identificamos qualidades de Fofoqueira, X9, Boquinha de cemitério ou filhas da Putisse dessa natureza, apelidamos de
BOCA DE MATILDES.

Dois anos depois do episódio da reunião macabra algumas alterações aconteceram na empresa e nessa área. Confiram abaixo e comparem com as previsões que geramos há 2 anos atrás :

1 – A área está em Stand By por período indeterminado



2 – A estrutura comercial foi descontinuada e seus colaboradores Re-alocados


3 – A estrutura atual foi reduzida a 3 ou quatro funcionários

4 – Os funcionários foram re-alocados

5 – Os que não conseguiram outra cadeira, foram demitidos.

 
Apenas houve necessidade de acrescentar mais um item :

6 – Lucrecia não se re-alocou e foi “ Limada” ou " Demitida" se achar melhor.

Mas os Deuses possuem simpatia com pessoas com o dom da Fofoca e através de uma reviravolta pastelão-astral, Lucrécia após ser demitida conseguiu uma vaga em área bem distante de onde estava.

Isso ocorreu pela maestria na condução de processos de RH. Algo nunca visto antes na história deste país.


Agora receberá a notícia que será  * DESDEMITIDA.

(*) Palavra inventanda por RH de empresa incompetente no cenário Latino-Americano. 

Assim se encerrou a brilhante participação de BOCA DE MATILDES “A original” nesta área.




Adeus BOCA DE MATILDES !




BOCA DE MATILDES te quero bem !




BOCA DE MATILDES segura na mão de Deus e vai...




Fim de Papo.




O Turca

6 comentários:

  1. caso interesse, ainda tenho o video registrado com o momento exato que nosso par proferiu...BOCA DE MATILDE.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns a todos os envolvidos....e antes que eu me esqueça:
    PARABÉNS PELA CONTRATAÇÃO !!!!!

    Favor providenciar um POST para explicar a frase "PARABÉNS PELA CONTRATAÇÃO"

    ResponderExcluir
  3. Turca,

    Parabéns, adoraria conhecer a Lucrecia e imagino a sua vontade de quebrar a car dela

    Bjus

    Camila

    ResponderExcluir
  4. P.S: Vou contratar minha empregada doméstica através do link abaixo

    Obrigada

    Camila

    ResponderExcluir
  5. Samir!!!
    Há longos tempos não lia seus episódios, num belo dia de mal-humor sem ter o que fazer entrei no blog e cai exatamente nesse episódio...
    Só tenho uma coisa a dizer...Você é brilhante!
    Estou emocionada com a riqueza de detalhes e, como sempre, você me fez chorar de rir, porque esse texto é ainda mais engraçado quando alguem que conhece o fato lê! Parabéns!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Boca de Matilde é real.... aqui na família tem uma boca de Matilde e para reforçar mais a coisa ela é Matilde mesmo.... Matilde existe e, tem a língua afiadíssima.... Quer falar mal, mas muito mal chame a Matilde.... ela é bem boca de MATILDE, o nome diz tudo!!!!

    ResponderExcluir

Faça um Comentário e ganhe um sensacional prazer em colaborar com esse Blog.