FANS DO TURCA

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

PROCEDIMENTO BOLA DE FERRO.

Nos dias de hoje as grandes corporações vivem com equipes de colaboradores cada vez mais enxutas com pessoas realizando a tarefa de 3 e ganhando a metade de 1.

As Diretorias de RH ameaçam os gerentes da empresa alegando dificuldades orçamentárias para contratar ou desligar um funcionário.

Na realidade o medo em se desligar um funcionário é a imediata ação na justiça que a empresa terá que enfrentar cada vez que um colaborador é desligado.

Prática comum e quase obrigatória de qualquer recém demitido.




Hoje em dia abrem-se ações trabalhistas de R$ 15,00 a 1 Milhão de reais.

Desesperados com a situação os gerentes são obrigados a manter na equipe pessoas improdutivas, incompetentes ou competentes demais, pois sabem que se abrirem mão deles, não terão mais reposição e os que ficarem farão o trabalho de 5 colaboradores, aumentando o desespero e reduzindo ainda mais a motivação.

De fato o único prejudicado com essa política IMUNDA e DESONESTA é o próprio funcionário que quando arruma recolocação em outra área, nunca será com aumento salarial ou promoção.

Isso ocorre pois internamente há uma Ética AMALDIÇOADA que impede que qualquer um mude de área com algum ganho e mesmo assim o desgraçado precisa se ajoelhar nos pés da hierarquia e suplicar por uma transferência interna.

Mas nem sempre essa Misericórdia chegará, pois não existe no mundo um gestor que fique contente quando um funcionário pede para sair.

PRINCIPALMENTE se for internamente.

Pra falar a verdade os chefes preferem que o colaborador vá embora da empresa a ser transferido internamente.

Esse fenômeno ocorre pelos seguintes motivos :

1 – EGO : O Superior hierárquico não se conforma em ter um colaborador do seu time preferindo trabalhar com outra pessoa que não seja ele. Tem dificuldade de entender que a decisão pode ser profissional e não pessoal.

2 – EGOÍSMO : O Superior prefere que o colaborador trabalhe infeliz onde está a liberá-lo para outra atividade e ter que administrar ou treinar o resto da equipe que ficará com a “ Bucha” na mão .

É importante entender o passo a passo que o funcionário deve seguir para solicitar transferência para outra área da Companhia.

1 – NUNCA ser o emissário do Apocalipse.
Deixe que o novo gestor fale com seu gestor atual e peça a ele a gentileza e autorização para entrevistá-lo.

Essa atitude evitará que seu atual gestor ache que você falou com o gestor requisitante antes. Mesmo que isso seja absoluta verdade e que todos saibam disso.
Na hipocrisia corporativa o EGO de seu gestor ficará mais calmo e acariciado.
Dê preferência a processos de seleção interno oficializados na CIA.


Você já estará arrumado na nova vaga e o cadastramento na vaga é puro Praxe.

2 – Mesmo que não precise fazer a entrevista ( Já combinou antes) , diga que foi na entrevista e que vai pensar.


JAMAIS aceite a vaga de imediato, isso fará sangrar o EGO de seu superior que não medirá esforços para chicoteá-lo até o falecimento múltiplo de seus órgãos.

3 – Comunique seu gestor que gostaria de trabalhar na nova vaga, uns 3 dias após a Pseudo entrevista.

4 – Se você for de grande valia para sua estrutura atual, será chamado pelo seu Superintendente ou Diretor para o procedimento CATEQUESE.


O procedimento CATEQUESE consiste em ouvir por 68 minutos o discurso do chefe de seu chefe a respeito dos prós e contras ( mais contras que prós) que terá indo para outra área, a importância que tem em sua área atual e que infelizmente a empresa não tem como retribuir seu trabalho financeiramente, mas que tenha paciência pois em muito breve será reconhecido recebendo um aumento salarial ou uma promoção pomposa. Neste discurso você NUNCA ouvirá uma data.

5- Enquanto estiver sendo submetido à CATEQUESE diga que quer ter uma evidência física que seu trabalho será mesmo reconhecido , entenda-se ( Aumento - Promoção, Bolsa de estudos etc.)

Será agora que você terá conhecimento do próximo item.

6 – DESAFIO, a maior moeda de trocas e verdadeira sensação do Verão Corporativo é a distribuição de DESAFIOS.

Essa é a palavra mágica que executivos do alto escalão estão treinados a informar seus colaboradores em situação de retenção de talentos.

Na falta de TUDO que realmente importa a oferta principal será :

_ Fique aqui, pois o Desafio aqui é muito grande e queremos ter você neste momento.

A resposta que você deve dar para este tipo de explanação é :

DESAFIO DE CÚ É ROLA !!!!

Evidente que você não é imbecil e não irá falar isso, mas, por favor, pelo menos pense nisso e vá para o item 7.

7 – Se você aceitar as ofertas da CATEQUESE irá informar a outra área que desistiu da vaga e voltará para sua mesa onde 2 meses depois irá se arrepender profundamente e irá desejar ter seu rosto derretido com óleo de fritar pastel na feira.



8 - Caso você decline à CATEQUESE, prepare-se para o que pode ser o PIOR MÊS DE SUA VIDA.

9 – Abaixo conseqüências Infernais que acontecerão imediatamente no ato de sua decisão de sair da área que trabalha no momento.

A – Perderá a Bolsa de Estudos
B – Terá cancelado seu aumento
C – Se for época de avaliação, receberás uma bela letra C
D – Fecharás sua porta em toda a diretoria
E – Levará a fama de “traíra”
F – Por último receberás o maior de todos os presentes...

PROCEDIMENTO BOLA DE FERRO.



O Procedimento Bola de Ferro consiste em prendê-lo na área que está por no mínimo 30 dias.


Durante este período realizará trabalho de estagiário e assistente. O Objetivo divulgado e institucional é que há necessidade de passagem das suas tarefas para a pessoa na equipe que irá ficar com suas demandas.


Mas na realidade, além disso também existe o desejo de vê-lo puto da vida , muitas vezes ocioso enquanto seu “ novo” gestor pede por você desesperadamente TODOS os dias.


Em estágios mais altos, alguns gestores seguram o energúmeno na área até que o outro gestor desista da transferência pois não podem esperar por tanto tempo a reposição de uma vaga.

O Interessante de todo este processo é que ele não se aplica em casos de transferências de gerentes, superintendentes ou diretores.


Também não se observa essa situação nas transferências internas de Judeus de qualquer tipo de nível hierárquico, ficando então todos os demais imbecis à mercê da política escrotal e imunda da CIA.

Não é incomum encontrar profissionais que trabalham na mesma área há 10 anos, fazendo a mesma coisa há 10 anos e que ganham a mesma coisa que ganhavam há 10 anos atrás. Um Plano de carreira de ouro.

Gostaria de aproveitar este texto para parabenizar as políticas de RH das Grandes Corporações incluindo a Falecida área de Novos Negócios por todo reconhecimento a mim concedido.


Fim de Papo.

O TURCA.

3 comentários:

  1. Conheço uma jovem Srª que está realizando o "Procedimento Bola de Ferro" !.

    Amém !!!!

    ResponderExcluir
  2. hahahah adorei o texto, principalmente pq parte da inspiração veio de minha situação atual. Graças e louvor ao RH dessa honrosa instituição e a minha atual chefe. Graças a seu humor que torna até uma situação como essa divertida!

    ResponderExcluir
  3. Turca,

    Realmente sei do que está falando.. parabéns pela experiencia descrita.. isso lhe tornou um homem melhor

    ResponderExcluir

Faça um Comentário e ganhe um sensacional prazer em colaborar com esse Blog.