FANS DO TURCA

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

TODO PROBLEMA ACABOU. A GORDA DO RH CHEGOU !

Gestão de recursos humanos é uma atividade executada pelo departamento de recursos humanos com a finalidade de selecionar, gerir e nortear os colaboradores na direção dos objetivos e metas da empresa.

É chamado recursos humanos ao conjunto dos empregados ou dos colaboradores de uma organização. Mas o mais freqüente deve chamar-se assim à função que ocupa para adquirir, desenvolver, usar e reter os colaboradores da organização.
O objetivo básico que persegue a função de Recursos Humanos (RH) é alinhar as políticas de RH com a estratégia da organização.

Fonte : Wikipédia.

Entramos na sala do Sr. Diretor certos que receberíamos notícias da expansão de nossa área e que provavelmente teríamos um novo chefe e entraríamos no novo ano cheios de Desafios.

Saimos da sala do Sr. Diretor realmente com alguns desafios. Fomos informados que nossa área tinha acabado pois a empresa entendia que a mesma não tinha a importância que achávamos que tinha e de quebra teríamos que avisar os 150 funcionários que eles teríam que encontrar outra cadeira para trabalhar na mesma empresa e que para isso teriam 60 dias.

Seria um Natal maravilhoso e um ano novo já com o presságio de Desgraçado para todos nós.

Começou a corrida contra o tempo.

Primeiro tínhamos que informar as equipes.

DESGRAÇADAMENTE todas as minhas equipes eram fora de São Paulo e para não corrermos o risco de fofocas de corredores precisei visitar três praças no mesmo dia.

Foram quase 7 horas dentro de aviões e depois de terminar meu trabalho de Emissário do Apocalipse fiquei completamente esgotado.

Não deu nem tempo de sentir tristeza pela derrocada da área.
Sentiria falta das pessoas que com certeza fizeram parte da minha vida e a relação com eles era muito intensa. Um período de aprendizado enorme.

Muito, mas muito trabalho e correria pra lá e pra cá o tempo todo.

Bem, depois de cientes a segunda fase era negociar com outras áreas da empresa para Alocar a maior quantidade de pessoas possíveis.

As praças que eu geria eram terríveis para postos de trabalho ( Salvador – Belo Horizonte e Brasília )

Tinha o objetivo de arrumar as melhores cadeiras para meu Time mas isso nem sempre era possível. Nas poucas oportunidades eu tinha que sentar pessoalmente com o Gestor da outra área e negociar a ida.

A Primeira praça que consegui regularizar foi Belo Horizonte , os onze colaboradores foram bem re-alocados e ficaram contentes com o processo.

Depois foi a vez de Salvador , um pouco mais de dificuldade que em Belo Horizonte mas consegui dos onze alocar dez. Infelizmente não consegui a última alocação. Era uma garota da minha confiança mas que foi reprovada em todas as entrevistas com setores da empresa. Tive de Demiti-la.

Mas a praça mais problemática era Brasília. Uma região terrível que é dominada pelo Setor Público , são poucas as empresas privadas e nossa empresa tinha poucos postos de trabalho disponíveis.

Por alguns dias considerei a situação de uma demissão coletiva e isso me apavorava.
Nesta equipe existiam pessoas que tinham acabado de ser contratadas e acreditavam no sonho de sucesso na empresa tendo abandonado a empresa anterior.
O tempo estava passando e precisava de ajuda.

Foi aí que finalmente e Graças a Deus recebi o contato da representante do RH que atendia a minha estrutura, Rose era o nome dela, era uma mulher que se parecia com uma Bola Grátis que o DIC distribui aos seus clientes no final de ano.

Ela não tinha cracha que resolvesse nada, mas para TUDO era necessário o seu “ De Acordo”.
Ela também acompanhava ao mesmo tempo os processos de Re-alocação nas praças de São Paulo e Rio de Janeiro.

Era aquele tipo de pessoa que para você convencê-la de algo a seu favor era necessário ligar para ela e contar piadas, levá-la para tomar café ou almoçar, perguntar do marido e filhos, elogiar suas roupas e em casos extremos praticar sexo e ao final dizer que ela era gostosa.

Como nunca fui adepto a este tipo de atitude especialmente se do outro lado havia uma mulher que se parecia com uma garrafa de 7 litros de Coca Gigante, comecei a encontrar dificuldades para tratar com ela.

Meu par do Rio de Janeiro obteve dificuldades para salvar seus funcionários pois lá na praça nem todos tinham o perfil para as vagas disponíveis, então precisou demitir algumas pessoas.

Em São Paulo o caso era interessante. Todos os dias eu recebia anúncios de vagas disponíveis na empresa e todos os dias meu par da praça de SP demitia algum colaborador da área. Eu não entendia esse movimento, mas notava que tal atitude era elogiada pela "Bolota" do RH que mandava email ao nosso gestor e Diretor elogiando a velocidade e profissionalismo que mesmo condizia o processo do passa Facão.

Continuei concentrado em resolver os problemas do meu time e em contato com o RH a ajuda que obtive foi :

_ VAI LOGO QUE O PRAZO ESTÁ ACABANDO.

Agradeci de joelhos pela ajuda e continuei minha Batalha.

Já faltavam 5 dias para o encerramento do Prazo e ainda tinham 10 pessoas sendo que 9 delas dependiam do OK de apenas uma área que tinha sede no Distrito Federal.

Rezava todos os dias para vir logo este OK.

Faltavam 2 dias e Graças a Deus as transferências foram autorizadas e consegui oque ninguém acreditava, alocar 09 pessoas de uma só vez na praça de Brasília, sendo que uma delas estava Grávida. Um verdadeiro Milagre de meu DEUS.

Ficou faltando apenas um mas eu estava mais calmo pois o processo já estava em andamento e era só uma questão burocrática para a Oficialização da transferência.

Faltava um dia para o encerramento do processo. Recebi um email e uma ligação daquela pessoa do RH.

Evidentemente esperava receber um Elogio dela por ter conseguido salvar 98% da minha equipe da Degola contra 65% no RJ e 60% em SP praças com potenciais de postos de trabalho infinitamente superiores às minhas praças.

Quando abri o email, não acreditei.

Recebia dela a ORDEM para desligar o funcionário que estava com processo em andamento.

Eu acabava de receber de uma funcionária ENERGÚMENA da empresa uma ORDEM.

Liguei pra ela na mesma hora e calmamente fiz papel de Retardado e disse que não tinha entendido o email.

Arrogante até o último centímetro de pelanca que carregava debaixo do braço, ela repetiu oque tinha escrito.

Expliquei que o processo estava em andamento e Novamente recebi uma intimada.

Farto de tanta Patifaria de uma bela de uma Puta Gorda, respondi com meu tom de voz alterado :

_Você me pede para demitir uma pessoa que está com processo de alocação em andamento para não estourar o seu prazo em 01 dia ?

Essa é sua meta ? Então estamos com interesses conflitantes e infelizmente eu tenho que te informar.

NÃO DEMITIREI !

Passar bem.

Finalizei este processo com 98% de alocação em minha estrutura. Foram 32 pessoas que poderiam seguir suas carreiras tranquilamente.
Recebi um email do Diretor me parabenizando pela condução do Processo mesmo ele tendo sido acionado pelo RH que reclamava da forma que eu caminhei com este assunto . Fui tido como Imaturo e inflexivel.

Este setor que eu achva que estaria preocupado com nossas carreiras foi o primeiro desde o início a me pressionar a demitir as pessoas custe oque custar.

Não recebi nenhuma ajuda, uma palavra de auxílio. Em nenhum momento demonstraram preocupação com as pessoas que acabavam de assinar contrato de trabalho e estavam próximos de serem “ Limados” .

Ao final de um processo de 3 meses chegou a minha vez. Precisava encontrar outra área para trabalhar .

Meu par de São Paulo, aquele que foi fortemente elogiado pelo RH por seus feitos na Alocação das pessoas. ( 60% do Time ) foi JUSTAMENTE promovido.

Eu recebi uma cadeira de cargo inferior para executar tarefas inferiores a de um Estagiário para ter como chefes pessoas que eu não contrataria nem para serem meus Assistentes.

Tinha esquecido que neste processo houve a participação eficiente do RH, eles decidiram a cadeira que eu estava mais preparado para atuar.

Foi um preço Alto que paguei por ter pensado na carreira das pessoas que me ajudaram por 2 anos.

Em 11 anos de vida profissional este episódio deu início ao ciclo mais negro que já passei que durou 7 meses mas que carrego as escoriações até hoje.

Portanto , agradeço a essa pessoa do RH pela preocupação com o Material Humano

Cambada de Filhos da PUTA , VAGABUNDOS.

A você GORDA PELANCUDA AMALDIÇOADA que uma bigorda caia do 16º andar de um prédio e "esmilingue" sua mão direita. Quero que fique bem viva para um dia encontrar com você em outra situação e esmagar sua cabeça com meus pés.

Se precisarem do RH algum dia, comecem a cortar gastos ou os pulsos e acionem o Networking imediatamente.

Setor Maravilhoso.

O TURCA

DEMISSÃO RESPEITOSA.

Não há dúvida. Demitir uma pessoa é um momento muito chato.

Mesmo quando a pessoa merece muito, a situação do Gestor é bem delicada pois há muitas variáveis envolvidas.

A pessoa pode ser casada, ter filhos estar passando por dificuldades e afins.

80% dos executivos não estão preparados para demitir um colaborador.



Em treinamento realizado recentemente com um grupo de executivos de uma grande empresa , constatou-se que nem o mais antigo profissional estava preparado para uma situação de stress como essa.

De acordo com o curso, este momento fatídico deve ser breve e não deve dar espaço a discursos ao colaborador desligado ANTES do anúncio de demissão.

Após , vale tudo. Até chorar junto com o mesmo. Mas aí a facada jno coração já foi dada.

Eu confesso que a primeira vez que demiti uma pessoa foi dolorido. Ensaiei muito antes e consegui fazer conforme a cartilha.

Na segunda estava mais confiante. Na terceira em diante já era normal, mas tomava o cuidado de escolher pessoas que realmente merecessem este destino.

Algumas situações são deliciosas quando há necessidade de “ LIMARMOS’ alguém.

GRAVIDEZ

É muito comum descobrirmos que uma funcionária está grávida exatamente no momento de sua demissão.



O mais interessante é que a mesma já vai à reunião com o atestado na mão.
Trata-se de procedimento que deixa o gestor muito feliz e que só adia o enterro da funcionária uma vez que quando ela voltar de licença receberá o tratamento de uma JUMENTA , perderá o cargo e a área em que atuava até não agüentar mais e pedir as contas.

AFASTAMENTO POR DOENÇA





Procedimento muito tradicional e cultural no Rio de Janeiro.

O funcionário Vagabundo já ciente de sua demissão encomendada arruma um atestado comprado na região do Saara por R$ 7,00 que lhe permite ficar ausente por 1 ano.
Em seu retorno ao batente seu gestor o chama na primeira hora do dia para conseguir demiti-lo antes de apresentar outro atestado.


Infelizmente não consegue pois o desgraçado já estará com outro atestado de mais UM ANO na carteira.

DEMISSÃO POR JUSTA CAUSA


Tempos atrás um colaborador com fama de Homossexual foi pego em flagrante praticando sexo com uma funcionária em sua unidade de negócios.


O mesmo foi afastado e chamado para uma reunião com sua chefe após quase dois meses.
Recebeu a notícia de seu desligamento com sorriso no rosto até ouvir que era por justa causa.
Desesperado jogou na mesa uma carta em que ele pedia demissão da empresa.
Com duas cartas na mesa ninguém sabia o que fazer até que uma ligação no RH confirmou.
Vale a carta daquele que falou primeiro.


Até hoje o funcionário briga na justiça por sua carta de demissão.
Ah !! E ele era mesmo Homossexual.

Outro lindo caso foi o do colaborador que pedia reembolsos de Taxi alegando deslocamento em reuniões na matriz.
Acontece que um percurso da Lapa à Pinheiros era o preço de um percurso da Praça da Sé à Nicarágua.

DEMISSÃO POR GANCHO DA MORTE


A demissão do Gancho da Morte ocorre quando você precisa demitir uma pessoa e não tem argumentos.
Não há quem compre sua briga pois no momento não há nada que desabone.
Para resolver este caso é startado o processo do GANCHO onde a auditoria é acionada para investigar a vida desta pessoa até que se descubra que em algum momento da vida dele houve um pequeno delito.

Excelente para tirar uma pessoa da cadeira em que você quer colocar algum amigo seu ou parente.


OPERAÇÃO TRÁFICO DE DROGAS

No mundo corporativo demitir alguém definitivamente não é legal. Os Gestores ficam muito expostos na corporação e acabam tendo dificuldades em trazer profissionais de outras áreas se ficarem conhecidos como carrascos e o pior é ter que justificar para o chefe dele porque anda demitindo tanta gente.

As empresas não tem interesse em demitir pessoas pois no dia seguinte da demissão já terão mais um processo trabalhista para engolir. Portanto as demissões realmente nos dias de hoje são a última alternativa.

Mas quando você tem sem sua equipe um colaborador DESGRAÇADO outro procedimento é muito utilizado para se ver livre dele.

O Chamado TRÁFICO DE DROGAS.

Já vi situações onde o Colaborador AMALDIÇOADO ganha avaliação superior aos outros funcionários para que aos olhos de outras áreas este ganhe notoriedade e facilite uma transferência.

Todos na área estarão embuídos em enviá-lo para alguma "Área/Laranja" a fim de eliminá-lo do pedaço.

Normalmente essa técnica dá certo e o gestor que desenhou todo este plano do Diabo ainda é tido como FORMADOR DE TALENTOS.

Sucesso Total !!

DEMISSÃO RESPEITOSA

Nos últimos tempos com os novos modelos de gestão de RH a filosofia das grandes empresas é calcada no respeito ao colaborador.
Recentemente ocorreu um caso em que um email de solicitação de desligamento foi enviado para o RH com cópia para o próprio funcionário que seria desligado.
Atitude bonita e virtuosa que gerou uma conversa gostosa entre o colaborador e o gestor divulgando esse caso para todos.
O Colaborador em questão já com seu atestado de óbito pronto deu início a um processo requintado e sofisticado que descreverei abaixo .

PROCEDIMENTO RESGATE



Nas grandes empresas deste mundo assim como na vida pessoal o relacionamento com pessoas importantes é fundamental .
Em períodos de crise a amizade faz milagre e um destes milagres é a criação de áreas sem nenhum sentido que irão gerar cadeiras para pessoas que não terão atividades claras que não entregarão nenhum resultado mas que resgatarão do LIMBO muito amigos, namorados e filhos ou parentes de alguém importante que possam estar passando por qualquer situação das acima citadas.
Nunca, nunca esquecer que pelo menos duas destas cadeiras serão criadas para o público Judeu que estiver em perigo.

Se você não tem nenhum amigo importante na empresa que trabalha, comece a se preocupar pois a qualquer momento seu próximo trabalho poderá ser o de desenhar o processo logístico da Fila da Caixa Econômica Federal.

Fim de Papo.

O TURCA.

domingo, 20 de dezembro de 2009

VIAGEM PARA OUTRA DIMENSÃO.

Acabo de voltar de algumas viagens que fiz em minhas férias.

Lugares maravilhosos, verdadeiros paraísos. Estive em duas regiões turísticas do Nordeste.

Primeiro em Alagoas e depois em Pernambuco.

Mas este texto não vai tratar de praias, montanhas, dunas, mar azul etc.

Nestas férias fiz um mergulho profundo em meus conceitos pessoais e profissionais.

Tirei míseros 2 dias da minha vida para visitar um vilarejo no interior de Pernambuco.

Uma comunidade quase que isolada do mundo que fica após duas horas e meia de estrada de terra rodeada por Canaviais .


No sol de 40ºC uma cidadezinha onde um balconista de empório é Rei.

Todas as pessoas se conhecem, cumprimentam-se e se importam com o próximo. Uma comunidade como se vê apenas nos filmes americanos dos anos 40.

Boa parte da comunidade é composta por aposentados e seus filhos trabalham nas Lavouras ou na Pecuária.

Alguns ao longo do tempo arriscaram-se vindo para São Paulo e de vez em quando retornam para visitar os parentes.

Quando isso acontece ocorre um verdadeiro evento no povoado e a família do visitante recebe todos os familiares e vizinhos em casa que vem apenas para conversar com o querido filho da terra que fez sucesso em Solo Paulistano.

No local que estive já tem infra estrutura avançada como Luz e água encanada e até Internet, coisas que a pouco tempo foram levadas pra lá e as motos são o melhor meio de locomoção nas sinuosas estradinhas de terra.

Lá as pessoas demonstram serem felizes com oque tem .

O maior objetivo da população é encontrar emprego no Setor Público.
Esse é o setor que mais emprega no Estado já que o Setor Privado ainda não se instalou na região de forma que absorva a população.

Então, ou você trabalha na Prefeitura ou Governo ou é Balconista de Bar , desempregado ou trabalha na roça.

Não importa o que seja em todas as situações eles irão viver felizes e satisfeitos por terem onde morar e terem família.

As pessoas se apegam muito na religião Católica e o vínculo familiar também é muito forte.

Não existe honra maior para qualquer família do que ter um filho estudando.


Se ele for formado então...
... é como se o Sonho de toda uma geração foi realizado.

Lembro-me com singular emoção quando conversei com um Senhor muito idoso que com os olhos marejados me dizia que criou seu filho com muita dificuldade e hoje após um curso por correspondência é um excelente Técnico em Elétrica/Eletrônica.

Não importa se ele ganha 100 ou 10.000 . Ele tem uma profissão. Algo impossível para gerações passadas.

Mas qual o valor que nós damos para nossos familiares aqui nas grandes cidades ?

Nós humilhamos balconistas de lojas, ignoramos a existência deles.
Não conhecemos NADA, NADA de pessoas que se matam no Sol de 50º para arrancar um pé de Cana que servirá para você tomar seu café com açúcar.
Desperdiçamos água e comida.
Não damos valor NENHUM para uma graduação. Estamos querendo sempre mais e mais.
Curso de Línguas, informática etc...
Nunca estamos prontos estamos sempre infelizes, descontentes .

Nossa casa sempre precisa ser melhor nossos carros não são bonitos.

Pra quê ? Por quê ?

Nós temos tudo de bom. Podemos ter TUDO de bom.

E não damos à mínima pra isso.

Temos que nos submeter a passar por situações escrotais em nosso trabalho todos os dias pra quê ?

Pra continuar no emprego que somos infelizes. Pra comprar mais roupas que não vamos usar , comprar carros que vamos exibir, fazer cursos que não vamos precisar.

A vida é muito simples e nós tornamos ela muito, muito difícil de agüentar.

Por dois dias da minha vida eu senti uma tranqüilidade na vida que nunca senti antes e confesso...

... como foi bom.

Um grande abraço a todos que eu conheci naquele Vilarejo do Interior de Pernambuco.


O Aprendizado de dois dias foi muito mais valioso para minha vida que meus quatro anos de uma graduação que jamais usarei para nada ou que não faria a menor diferença na minha carreira pois eu voltaria a preencher planilhas sem graça que não explicam nada e enviaria para alguma pessoa que não manda em nada e iria arquivar em algum lugar que ninguém encontraria.


Fim de Papo.

O Turca.

PROCEDIMENTO JOGOS MORTAIS

Era apenas mais um lindo dia de trabalho. A diretoria ia muito bem obrigado.

Uma fanfarra maravilhosa, três estruturas pesadas sendo que duas delas apresentavam os resultados de outras áreas como sendo os delas e a terceira nem resultado tinha, passada os dias desenvolvendo apresentações mediúnicas que convenciam os clientes que a mesma era rentável e bem sucedida.

Nesta Estrutura as pessoas eram promovidas através de Meritocracia Inquestionável tomando como base a oportunidade.

Se tivesse a oportunidade de se promover alguém, então dava-se o cargo àquele que tinha mais tempo de casa ou ao que tomava mais Wisky com o Diretor.

Prática comum em grande parte das empresas deste meu mundão .

A festa da enrolação durou muito tempo e um dia todos foram surpreendidos com uma notícia bombástica.

A empresa em que trabalhavam tinha sido vendida e os novos donos estavam visitando as áreas para conhecer os processos e aproveitarem as *melhores práticas.

*Melhores Práticas : procedimento adotado por empresa compradora para eliminar todos os processos da empresa comprada e aos poucos de forma lenta e dolorosa eliminar também seus colaboradores do Mapa.

Com pouquíssimo tempo de análise já foi fácil identificar que a farra do boi daquela área iria acabar e rapidamente essa informação chegou nos ouvidos dos colaboradores que desesperadamente começaram a se mexer para encontrar outra cadeira na empresa antes que a área fosse fechada.

O até então Diretor tranqüilizou a todos dizendo que a empresa compradora tinha adorado a área deles que não havia motivo para o pânico.

Mesmo assim as pessoas começaram a se colocar à disposição para entrevistas internas, fato esse rechaçado pelo Diretor que PROIBIU qualquer um de sair da área e utilizou palavras de impacto para acalmar as pessoas.

Dizia que seu time estaria BLINDADO e não sofreria nada com as ações da empresa compradora.

Tranqüilos e confiantes todos voltaram para suas mesas onde já não havia mais trabalho pois a área estava aos poucos sendo descontinuada. Situação semelhante ao enfermo que sente que sua morte é questão de tempo.

Alguns executivos oportunistas com tendências homossexuais aproveitavam o momento para fazerem visitas em regiões importantes como Recife, Salvador, Lençois Maranhense , Porto de Galinhas, Maceió e Fernando de Noronha.

O Objetivo da viagem ? Visitas comerciais, claro .

Outros aproveitavam o tempo para comprar eletroeletrônicos ou jóias na 25 de março e Santa Ifigênia.

Outros iam visitar clientes externos e davam uma passadinha de 6 horas em casa para ver se estava tudo bem.

O tempo foi passando e um belo dia outra notícia maravilhosa.

O Idolatrado Diretor tinha pedido as contas, iria trabalhar em Mega empresa com Cargo superior ao que tinha na empresa atual .

Todos ficaram felizes com a conquista do homem , pois ele sim era pessoa Digna , tratou a todos com justiça e fidelidade e afinal de contas, ainda BLINDOU a todos.

Esse episódio ocorreu por volta do dia 20 de Novembro.

No dia 21 de novembro, novo Chefe já chegou . Ele era da Empresa compradora.
Sua primeira ordem...

... Alocar todos os colaboradores em outra área até dia 31/12.

Mas e se não conseguissem se re-alocar ?




Abaixo figura ilustra desfecho maravilhoso dos mesmos.



Foi então instituído o Procedimento JOGOS MORTAIS.

São 25 dias para o Colaborador realizar o que não realizou em Um ano e Meio. Achar outra cadeira na empresa.

Neste momento, executivos estão aceitando ofertas para trabalhar de Guarda Livros na Biblioteca da empresa.


Outros Já fizeram promessas para encontrar uma cadeira no Almoxarifado.

O Desespero tomou conta do time e o tempo está passando. Faltam 11 dias. Será que vão conseguir ?

Para coroar este momento maravilhoso na carreira de todos, uma grande festa foi organizada com a presença do antigo chefe que iria comemorar as fantásticas conquistas de 2009.

As perguntas que ficam são :

Quem vai comemorar ?

O que vai comemorar ?

Estariam todos aqui a tempo de ir à festa ?


Importante neste momento não esquecer de agradecer à Finada DDNN pelo reconhecimento, respeito e carinho com que tratou e dispensou a cada um de seus colaboradores que não gostam de Whisky ou que realmente trabalhavam em suas viagens fora de SP.

Exemplo de Gestão imparcial com Reconhecimento.


THE GAME IS JUST BEGINNING

O Turca

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

FELIZ ANIVERSÁRIO SIDNEI.

São mais de vinte anos de experiência no setor Bancário.

Desde setores administrativos da época que a máquina de escrever era o que de mais moderno existia até os dias de hoje com Internet , GPS etc.


Aplicado e com talento nato ao trabalho na área comercial há 10 anos Sidnei se arriscou ao trabalho mais clamoroso e foi para o “ CARPETÃO” , como é conhecido o setor onde ficam os gerentes de Banco.

Bom de papo, engraçado e muito carismático não precisou de muito tempo para ter sucesso na função que realmente só os fortes sobrevivem.

Trabalhar na Linha de frente nas Agências Bancárias é um trabalho extremamente difícil, metas absurdas e pressão por hora para a realização dos objetivos.

Eu costumo dizer que quem trabalha “ e gosta” da rede de agências Bancária é porque nasceu pra isso e os respeito muito.

Sidnei trocou de Banco algumas vezes e em todas as passagens atravessou seus obstáculos e a cada mudança obteve melhorias em sua remuneração e cresceu hierarquicamente.

Em uma das mudanças foi trabalhar em um Banco que nem parecia banco pois implantava uma política com clientes e colaboradores que prometia revolucionar a forma de como se trabalhava nesse meio.

Empolgado com essa oportunidade e certo de mais um sucesso , Sidnei não pensou duas vezes e entrou de cabeça neste desafio.

Infelizmente nos primeiros meses de trabalho, seu coração não agüentou tanta pressão dos tantos anos de batalha e infartou.

Graças a Deus, não sofreu nenhuma seqüela e recuperou-se totalmente .

O problema é que precisou ficar afastado por mais de 60 dias o que prejudicou muito o quadro da agência sobrecarregando seus companheiros de trabalho já que o maravilhoso Banco não contratava novos recursos .

Seu gerente Geral descontente com a situação já começou a tratá-lo diferente após seu retorno.

A empresa passava por um período de ouro, mostrava ao público interno que se importava com o plano de carreira de cada um e lançou um programa de recrutamento interno para formar Gerentes de Agência.

Disponibilizou o programa para toda a rede, Sidnei que já tinha mais de 15 anos de experiência neste segmento se interessou e foi perguntar ao Gerente Geral a opinião dele a respeito do programa.

Seu Gerente era um Coroa que foi crescendo internamente por mais de 25 anos até que virou Gerente Geral, sua cultura era bem atrasada , tratava as pessoas como Gado e só falava com seus subordinados quando realmente necessário.

Cuidava da Agência como Um fazendeiro cuida de um estaleiro e como um cangaceiro cuida das pessoas.

Disse a Sidnei que esses programas do Banco eram uma porcaria, que colocariam um monte de gente despreparada para tocar uma agência.

Dizia que Gerente geral tinha que vir de berço e ser forjado ao longo de muitos e muitos anos de experiência.

O Velho quase vomitou ao falar do Programa que o banco criou com tanto “ Carinho” , programa necessário para renovar o quadro de Gerentes da Empresa e principalmente "REDUZIR OS ALTOS CUSTOS COM SALÁRIOS” que gerentes filhos da puta como esse estavam consumindo mais que sangue sugas consomem o sangue de um cordeiro.

Isso é o que o velho Filho da Puta tinha medo de perder o emprego para um recém formado em alguma faculdade de Moda ou Carpintaria.

Mesmo sabendo que seu Gerente era contra o programa, Sidnei inscreveu-se e ficou no aguardo da chamada.

Através de um email dos responsáveis pelo programa foi informado que não deveria comunicar seu gestor durante o processo.

Desta forma seguiu, até que foi convocado para a primeira de uma série de testes para entrar no programa.

Avisou seu gerente no dia da dinâmica pelo Celular e do outro lado ouviu o telefone mudo e um breve “ Até mais tarde”.

Temeroso com as represárias que poderia receber de seu Gerente , Sidnei mesmo assim resolveu seguir confiante no processo.

Foram mais de 4 etapas, uma seletiva dificílima e conseguiu chegar até o final tendo que fazer uma apresentação aos Diretores do Banco.

Em condições normais, nesta fase o candidado está praticamente aprovado pois os testes mais difíceis já foram superados.

Saiu da apresentação feliz, fez um bom trabalho e recebeu elogios da bancada de Diretores e dos responsáveis pelo RH.

Faltava apenas a confirmação que chegaria em alguns dias.

Ao chegar na agência seu Gestor não fez NENHUMA pergunta , demonstrou total desinteresse ao sonho de seu funcionário.

Duas semanas se passaram e nenhuma resposta, três semanas e nada.

Um mês depois ele entrou em contato com o RH descobriu que não foi aprovado na seleção e ninguém sabia explicar o motivo.

Frustrado e pra baixo continuou sua batalha diária na agência sem falar nada pra ninguém e todos os dias recebia uma PORRADA diferente de seu gerente.

Um belo dia foi questionado por seu gestor sobre o Tal processo que já tinha encerrado há quase 1 mês.


Gerente Filho da Puta : E aí ? Como está aquele processo ?

Sidnei : Fui informado na semana passada que não fui aprovado.

Gerente Filho da Puta : Eu já sabia disso faz tempo.

E foi embora com aquela cara de satisfação.

A alegria de seu chefe com a sua derrota foi arrasadora para Sidnei.

Já tinha se passado cerca de dois meses de todo o tormento.


Era dia 09 de agosto , aniversário de Sidnei.

Recebeu parabéns ao longo de todo o dia de seus amigos e clientes.

Mas seu Gestor demonstrou TOTAL frieza ao evento e durante boa parte do dia não o dirigiu a palavra.

Era próximo das 18:00h e Sidnei já via o movimento de seus amigos de trabalho carregando sacolas com salgadinhos e bolo para a parte interna da agência.


Imaginava que logo eles iriam fazer o tradicional Parabéns a você.

A agência estava vazia , no CARPETÃO apenas 3 pessoas, Sidnei , Eduardo, outro gerente amigo de trabalho e o Gerente Maldito.

Exatamente às 18:00h pela primeira vez no dia seu Gerente Geral o chama para conversar.

Tinha certeza que receberia finalmente os parabéns de seu chefe.

Ao chegar na mesa sem abrir a boca seu chefe saca um papel de dentro de um envelope e entrega a Sidnei .

Sem entender nada Sidnei fica parado olhando pra cara do chefe que diz a ele :

_ Acho que você já sabe...

Mas Sidnei não sabia e responde :

_ Sabe oque ?

Foi quando recebeu a notícia que estava sendo demitido. Exatamente no dia de seu aniversário.

No intervalo de 2 meses tinha se tornado de “ Um dos Melhores profissionais do Brasil para o Pior profissional de uma agenciazinha vagabunda do Banco”.

Como explicar essa situação ? Haveria explicação nessa excelente maneira de tratar os profissionais que querem crescer internamente ?

Sidnei assinou a carta e imediatamente foi arrumar suas coisas, chamou seu amigo Eduardo , contou oque tinha acontecido e pediu que avisasse seus amigos que estavam lá dentro preparando sua festa que ele estava indo embora.

Eduardo já às lágrimas não acreditava no que acontecia e pediu que ele não fosse embora.

Os outros com seus chapeuzinhos e bexigas saíram para fazer a festa e souberam da notícia.

De um festivo fim de tarde, tudo se transformou em um grande velório que era assistido à distância pelo gerente geral.

A equipe jamais perdoou o Gerente Geral por essa atitude e cerca de 2 meses depois através de denúncias de assédio moral e demais coisas dos próprios funcionários o Gerente Imbecil e Filho da Puta foi demitido.

Hoje Sidnei trabalha em outra instituição, leva sua vida numa boa e continua alegrando a todos com seu jeito carismático.

É claro que naquele dia ele ganhou um grande presente de aniversário ao Sair da empresa que trabalhava. Atualmente muitos querem receber esse presente e não conseguem.

Sorte da atual empresa de Sidnei que adquiriu um excelente profissional , comprometido e experiente.

Parabéns a todos os envolvidos nesse excelente processo de Promoção Interna que consegue transformar em um mês um Colaborador de Alto nível em um colaborador descartável.

Fim de Papo

O TURCA.

AVE JOSÉ PAI DE DEUS !

Agora, vou entrar na linha da polêmica.

Não tem assunto melhor para fazer polêmica do que religião.

É possível que após esse texto a Igreja Católica venha a me perseguir e eu tenha que me exilar em Cuba.

Mas a verdade tem que ser dita.

Na semana passada eu assisti ao filme “Jesus, a história do nascimento”.

O personagem José, também conhecido como Pai de Jesus, do primeiro minuto do filme ao último, se ferrou para garantir a sobrevivência de sua mulher Maria “essa você conhece né?”.

Se a mulher dele era conhecida como a “VIRGEM MARIA” e engravidou...
... Como será que ele era conhecido na cidade?

O cara teve que carregar a mulher o filho e o burro nas costas para atravessar um rio, ficava sempre doente era pobre e vivia como um mendigo um analista do setor Bancário.


Nos dias de hoje, aliás, desde sempre, 98% das rezas são em homenagem à sua Mulher, 1,5% das rezas são para outros Santos e o que sobra, alguém lembra dele.

Se você digitar a palavra “SANTA MARIA”, são mais de 51.500.000 registros no Google.
Se você digitar a palavra “SÂO JOSÉ”, teremos pouco mais de 20.000.000.

Temos catalogado mais de um milhão de NOSSAS SENHORAS.

É NOSSA SENHORA da Graça do rosário de Fátima do Monte, Auxiliadora, Desatadora de Nós, Perpétuo Socorro de Loudes, divina Providência, dos Bares, dos Navegantes etc.

Vejam agora as versões para o meio ambiente:

referentes à flora (árvores, formações vegetais): Senhora das Amoras, Senhora do(s) Campo(s), Senhora da Enxara, Senhora da Mata, Senhora da Moita, Senhora dos Olivais, Senhora do Pinhal, Senhora do Prado, Senhora do Sobreiro, Senhora do Tojo.
- referentes a minerais: Senhora do Areal, Senhora das Areias, Senhora da Lage (com esta grafia).

- referentes ao relevo: Senhora do Barrocal, Senhora do Cabo, Senhora do Canto, Senhora da Costa, Senhora da Ladeira, Senhora da Lomba, Senhora da Serra, Senhora do Vale, Senhora do Viso.


- referentes a elementos meteorológicos: Senhora do Ar, Senhora da Estrela.
- referentes à água: Senhora de Entre Águas, Senhora da Fonte, Senhora da Fonte Santa, Senhora da Lagoa, Senhora da Represa, Senhora da Ribeira/o/inha, Senhora do Salto, Senhora das Sete Fontes.

É UMA BARBÁRIE!


Cada Nossa Senhora destas tem uma data de aniversário e uma igreja, logo, cada uma destas tem fiéis!

Também na semana passada pela primeira vez eu sofri de Hemorróidas, tive que sentar de lado por 3 dias, quando não agüentava mais, resolvi apelar e acender uma vela para Nossa Senhora do Brioco.


Melhorei no quarto dia fiz uma novena e agradeço muito a ela.

Minha mãe quando faz compras no Carrefour sempre reza para NOSSA SENHORA da sacola Plástica para que a sacola de ovos não rasgue. MAS ATENÇÂO, não confunda !!

É a NOSSA SENHORA da sacola Plástica do CARREFOUR. Se for do Pão de Açúcar é outra Santa.

Agora não rezo mais para Nossa Senhora. É muita Sacanagem.
Foi José que se ferrou muito mais. E na falta de algo melhor, então eu rezo...

... Ave José cheio de graça do Senhor é convosco bendito sois vós entre os homens, bendito é o fruto do ventre da sua Mulher: Jesus.


Santo José pai de Deus rogai por nós pecadores agora e na hora de nossa morte, AMÉM.

AGORA ESTÁ FEITA A JUSTIÇA!

O TURCA.